Hoje é o Dia Internacional do Café, 1º de outubro! E, aproveitando a data, eu te faço uma pergunta. Você já tomou café hoje?
Para um brasileiro, essa pergunta não é apenas sobre a bebida, mas sobre a primeira refeição do dia. Mesmo que você tome chá, suco ou qualquer outra coisa, a gente vai dizer que você já tomou café da manhã
Certa vez, um aluno meu compartilhou uma experiência confusa que teve enquanto estava hospedado na casa de um amigo no Brasil. Ao acordar e ir para a cozinha, ele perguntou: “Onde está o café?» O amigo, sem hesitar, respondeu: «Pode sentar para comer. O café da manhã está pronto!»
Meu aluno continuou procurando a bebida, até que a confusão se desfez quando lhe foi oferecido um copo de suco de laranja, e ele finalmente compreendeu que a pergunta e a refeição não se referiam à bebida em si.
Você sabia que no Brasil temos nomes específicos para cada refeição? E, mais do que isso, temos verbos para cada uma! Eu, por exemplo, faço quatro refeições por dia, e é assim que eu as chamo:
- Café da manhã: a primeira refeição do dia. O verbo usado é tomar: – Eu tomo café da manhã todos os dias.
- Almoço: a refeição do meio-dia. O verbo usado é almoçar: – Nós almoçamos juntos hoje.
- Café da tarde: a refeição da tarde, que pode ser apenas um lanche. O verbo também é tomar: – Vou tomar café da tarde com a minha mãe.
- Jantar (ou janta): a última refeição do dia. O verbo usado é jantar: Eles sempre jantam às oito da noite.
No dia a dia, é cada vez mais difícil sentar e fazer as quatro refeições com calma, mas eu sou uma defensora dessa prática. Quando ouço alguém dizer que não abre mão* de suas refeições diárias, sorrio. Mas quando ouço alguém dizer que não precisa de todas as refeições, confesso que me dá vontade de rir. Afinal, a alimentação é uma das coisas mais importantes do dia!
*renunciar
Quer dominar o português e entender essas expressões e costumes do dia a dia? Participe do Grupo Português em Ação para nível intermediário B1-B2!
