Primeiro veio o verbo: um guia para entender a conjugação em português

Aprender a usar os verbos em português pode parecer um jogo complicado no começo, principalmente se você já fala espanhol. Mas não se preocupe, vamos deixar tudo mais fácil de entender!

Pense nos verbos como palavras que mostram o que alguém está fazendo, pensando ou sentindo. Em português, a maioria dessas palavras termina de um jeito específico quando elas estão na sua forma original, antes de serem usadas em uma frase. 

Chamamos essa forma de infinitivo. Existem três grupos principais de verbos, e eles são separados pela letra final do verbo.

Esses verbos são como o andar, o falar, o estudar e o gostar. São muitos verbos que fazem parte desse grupo! Eles seguem um padrão parecido quando você os usa para falar sobre o presente ou o passado. Por exemplo, se você falar agora, você fala. Se foi ontem, você falou.

Aqui encontramos verbos como o comer, o correr, o aprender e o entender. Eles também têm um jeito especial de mudar quando você os usa em frases. Se você comer agora, você come. Se você comer amanhã, você comerá.

Neste grupo estão o sorrir, o abrir, o sair e o rir. Assim como os outros, eles se transformam para indicar o tempo da ação. Se você sorrir agora, você sorri. Se você sorriu sempre, você sorria.

E o verbo PÔR?

Você pode estar pensando: Mas e o pôr? Ele termina em OR, não AR, ER ou IR!

Essa é uma ótima pergunta! O verbo pôr e outros que são derivados dele, como compor ou repor, fazem parte do segundo grupo, o dos verbos terminados em ER. 

Isso acontece porque, há muito tempo, a palavra original era poer. Com o tempo, a letra E sumiu, mas ele continuou no mesmo time.

É como se ele ainda carregasse um pedacinho da sua história antiga!

Verbos Irregulares

Além das conjugações regulares, existem os verbos com conjugação irregular. Estes não seguem os padrões de terminação dos três grupos principais (AR, ER, IR) e suas formas mudam de maneiras imprevisíveis.

Alguns dos verbos irregulares mais comuns e importantes em português

  • Fazer: (eu faço, você faz, ele faz, nós fazemos, vocês fazem, eles fazem)
  • Poder: (eu posso, você pode, ele pode, nós podemos, vocês podem, eles podem)
  • Querer: (eu quero, você quer, ele quer, nós queremos, vocês querem, eles querem)
  • Saber: (eu sei, você sabe, ele sabe, nós sabemos, vocês sabem, eles sabem)
  • Dizer: (eu digo, você diz, ele diz, nós dizemos, vocês dizem, eles dizem)
  • Ir: (eu vou, você vai, ele vai, nós vamos, vocês vão, eles vão)
  • Vir: (eu venho, você vem, ele vem, nós vimos, vocês vêm*, eles vêm*)
  • Ser: (eu sou, você é, ele é, nós somos, vocês são, eles são)
  • Estar: (eu estou, você está, ele está, nós estamos, vocês estão, eles estão)

A melhor forma de aprender a conjugar os verbos irregulares é pela prática e memorização, pois não há uma regra geral para todos eles. No entanto, muitos livros e sites de gramática fornecem tabelas completas de conjugação para esses verbos.

Detalhes que fazem a diferença

A conjugação verbal pode apresentar nuances que, à primeira vista, parecem detalhes, mas que fazem toda a diferença na clareza da comunicação. A acentuação e a distinção entre singular e plural são exemplos claros de como a forma de uma palavra pode alterar completamente seu sentido ou concordância.

Diferença entre pode (presente) e pôde (passado)

Em português, algumas palavras mudam a acentuação para indicar se a ação aconteceu no presente ou no passado. É o caso de pode e pôde:

  • Pode: Usamos pode quando a ação acontece agora (no presente).
    Ele pode vir agora mesmo.
  • Pôde: Usamos pôde quando a ação aconteceu antes (no passado). 
  • Ele pôde chegar a tempo ontem.

Se tiver dúvidas na hora de conjugar verbos em português, visite https://www.conjugacao.com.br/

*Acento circunflexo na diferença entre singular e plural

Outra diferença importante está na forma como escrevemos alguns verbos no presente, dependendo se o sujeito é singular ou plural.

Por exemplo, o verbo Ter:
Sem acento quando o sujeito é singular. – O rapaz tem um automóvel veloz.
Com acento circunflexo quando o sujeito é plural. – As meninas têm livros de gramática.

Quer levar seu português para o próximo nível? Escolha três verbos de cada conjugação que você usa regularmente. Para cada um, crie uma frase no presente e outra no passado. Compartilhe suas frases nos comentários e não hesite em perguntar se tiver dúvidas!

Arriscar-se é a melhor forma de aprender!