A Língua Portuguesa é mais do que um idioma
O amor da Língua Portuguesa pelo Mar

A língua portuguesa e o mar formam o casal mais feliz desta galáxia em uma relação que começou há muitos séculos. Do outro lado do oceano, todos os dias, o mar esperava ouvir em suas águas o som da Última Flor do Lácio, inculta e bela, pois a amava assim, desconhecida e escura¹. Dia sim, décadas não, ao encontrá-la, tentava seduzi-la com suas águas tranquilas, mudava de cor, brilhava, gritava nas tempestades. E a língua portuguesa sempre voltava à terra, sussurrava aos rios e se misturava com outras línguas. Hoje, do outro lado do Atlântico, ela canta para o mar por saber a importância desse amor eterno para sua própria existência.

Poema de Cássia Maldonado Buenos Aires, 5 de novembro de 2018
¹ Trecho de Última flor do Lácio, de Olavo Bilac.

5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa

A beleza da dessa língua, tão bem retratada no poema, nos leva a refletir sobre a riqueza e a complexidade que a torna tão especial. 

Justamente nesta semana que celebramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data criada para homenagear esse idioma que atravessa oceanos e une culturas.

Mas, espera aí… não comemoramos o Dia da Língua Portuguesa em maio? Afinal, quantas vezes se celebra o português
Calma aí! Há mais de uma data dedicada ao idioma português, e cada uma tem seu significado:

  • 5 de maio Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela UNESCO e celebrado em todos os países lusófonos.
  • 10 de junho → Dia da Língua e da Cultura Portuguesas em Portugal, no mesmo dia da morte de Luís de Camões.
  • 5 de novembro → Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil, em homenagem a Rui Barbosa.

Ruy Barbosa. O Águia da Haia

Ruy Barbosa nasceu em Salvador, em 5 de novembro de 1849. Foi advogado, jurista, escritor e político, um dos grandes impulsionadores da abolição da escravidão e da Proclamação da República.

Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, onde defendeu com brilhantismo a igualdade entre os Estados. Sua atuação lhe rendeu o apelido de “A Águia da Haia”.

Além de político, Ruy Barbosa foi um estudioso apaixonado pela língua portuguesa. Falava inglês, francês, espanhol e italiano, dominava as línguas clássicas e possuía uma biblioteca pessoal com mais de 40 mil volumes. Então considerada a maior coleção privada da América Latina.

Hoje, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma oportunidade de celebrar não só a beleza das palavras, mas também a história e os valores que elas carregam.

Deixe seu comentário e compartilhe este texto com quem também ama o som e a poesia da nossa língua. 💚

2 respuestas a «A Língua Portuguesa é mais do que um idioma»

  1. Avatar de Gloria Beatriz Alrá
    Gloria Beatriz Alrá

    A beleza musical dessa língua que amo, se acrescentou com a visita ao reino de Portugal…Lisboa e seus fados…agora tenho mais uma razao para amá la

    1. Avatar de cassiamaldonado@gmail.com

      É apaixonante escutar português! Seja de Brasil ou de Portugal.